Dicas e Novidades

Aparelho dentário deve ser manipulado apenas pelo ortodontista

Há alguns anos, usar aparelho era motivo de apelidos na escola. Atualmente é classificado como status entre os jovens, que têm criado maneiras para se diferenciar entre os colegas.

Entretanto, alguns adolescentes têm feito alterações nos seus aparelhos sem a supervisão do dentista. A troca das borrachinhas coloridas, feita em casa pelos adolescentes, é um hábito perigoso.

A manipulação do aparelho ortodôntico, sem a supervisão do dentista, pode acarretar o emprego de forças incorretas, provocando a reabsorção do osso. Isso possibilita a perda dos dentes e prejudica a oclusão dental, danificando, inclusive, a mastigação.

As borrachinhas são vendidas indiscriminadamente, em locais não autorizados para isso, e são feitas com cola tóxica, podendo comprometer o esmalte dos dentes. Além disso, podem entrar no sulco gengival (fenda ou espaço em torno do dente), provocando necrose periodontal.

É importante estar atento: tratamento ortodôntico deve ser realizado apenas no consultório dentário, com um profissional de sua confiança, e que seja credenciado no Conselho Regional de Odontologia.

A Dra. Fabíola Zanin é especialista, pós-graduada em Ortodontia e oferece aos pacientes os mais modernos tratamentos ortodônticos, que deixam o sorriso mais bonito e saudável, com eficácia e segurança.